Curtumes

O QUE O BOI NA LINHA OFERECE AOS CURTUMES?

Apoio para melhoria do monitoramento, verificação e relatoria para curtumes signatários de compromissos socioambientais ou com políticas de compra.

Apoio para aprimoramento de protocolos e padrões de rastreabilidade em cooperação com organizações brasileiras e internacionais.

POR QUÊ? A RELEVÂNCIA DA INDÚSTRIA DE COURO

Um dos produtos mais importantes derivados do gado é o couro. O Brasil exporta cerca de 80% de seu couro bovino. A exposição ao desmatamento está inserida na cadeia de fornecedores.

Uma avaliação da Global Canopy identificou 15 empresas-chave com sede na Europa e nos Estados Unidos que poderiam desempenhar um papel importante na redução do desmatamento na cadeia do couro. Eles incluem grandes fabricantes de automóveis, como General Motors e Volkswagen, varejistas de móveis como Ashley Furniture Industries e DFS, e empresas de calçados como Adidas e Nike (MacFarquhar et al, 2019).

Os resultados do Global Canopy também mostram que apenas cinco das 15 empresas possuem políticas que visam abordar o risco de desmatamento em suas cadeias de fornecimento de couro. Os vínculos dessas empresas com a China também são importantes. Por exemplo, a maioria das 15 empresas com sede na Europa e nos Estados Unidos é cliente dos 11 principais processadores e fabricantes de couro que operam na China.

A Itália é o segundo maior importador de couro bovino brasileiro depois da China. O produto é a principal matéria-prima utilizada pela indústria curtidora italiana, respondendo por 71% da produção total. Os mercados consumidores finais mais importantes do couro italiano são calçados (42%), artigos de couro (24%), móveis (16%), estofados (11%) e roupas (5%).

Para essas empresas, pode ser difícil entender o risco de desmatamento relacionado à produção de gado e rastrear o couro até sua origem. Algumas empresas possuem políticas fortes. Por exemplo, elas descrevem processos claros para verificar quais fornecedores cumprem suas diretrizes de origem e se envolvem com aqueles que o fazem. Outros têm políticas fracas que não incluem relatórios públicos ou avaliação independente por terceiros.

Referências

MacFarquhar, C. Morrice, A., Vasconcelos, A. 2019. Hidden deforestation in the Brazil - China beef and leather trade. Disponível em: https://www.globalcanopy.org/publications/hidden-deforestation-brazil-china-beef-and-leather-trade

CLIQUE AQUI E VEJA TODO O CONTEÚDO