indústrias

POR QUE ISSO É TÃO RELEVANTE?

A indústria da carne instalada na Amazônia é importante para a economia regional. São centenas de empresas que dirigem unidades industriais. Mais de uma centena assinou compromissos socioambientais.

A LONGA ESTRADA DO GADO

As indústrias cadastradas no Sistema de Inspeção Federal (SIF) podem vender carne para todo o território nacional e também exportá-la. Em média, a capacidade de abate é de 708 animais/dia. O gado abatido às vezes está localizado a mais de 360 km de distância do matadouro (Barreto et al, 2017). As fazendas onde os animais são criados e engordados antes de chegarem aos frigoríficos são os fornecedores das plantas e é nessas áreas que residem (ou não) os perigos: práticas ilegais como desmatamento, trabalho escravo, grilagem, etc.

ATÉ ONDE VAI A RESPONSABILIDADE DAS INDÚSTRIAS?

De acordo com a Lei de Crimes Ambientais, todas as empresas têm responsabilidade solidária na cadeia produtiva em que atuam. Não é diferente para as indústrias. Isso significa que elas não podem fechar os olhos aos atos ilícitos cometidos pelos proprietários das fazendas onde compram seu gado e precisam fazer sua parte no controle da rede. Obviamente, esta não é uma tarefa fácil.

O compromisso para eliminar o desmatamento ilegal (Termo de Ajustamento de Conduta - TAC - Ministério Público Federal) e o do desmatamento zero (“Critérios Mínimos para operações com gado e produtos bovinos em escala industrial no bioma Amazônia” - Greenpeace) surgiram em 2009.

Ambos valem apenas para o bioma Amazônia, estão em vigor, e estabelecem os critérios de conformidade e controles que os frigoríficos devem implementar.


Referências:

1) Barreto, P., Marianno, B., Valdiones, A.P., Barreto, G. 2017. Os Frigoríficos vão ajudar a zerar o desmatamento na Amazônia? Belém, PA: Imazon; Cuiabá: Instituto Centro da Vida.

TRÊS ETAPAS PARA AS INDÚSTRIAS CUMPRIREM SEUS COMPROMISSOS

MONITORAR PROPRIEDADES DE FORNECEDORES

Este é o primeiro passo. Parâmetros claros são necessários. A harmonização das regras e apoio às indústrias de médio e pequeno porte são ações essenciais para garantir a implementação de um monitoramento robusto.

VERIFICAR O ATENDIMENTO AOS COMPROMISSOS

Informações verificadas são essenciais para mercados compradores. É por isso que as indústrias precisam ser auditadas. Protocolos de auditoria robustos são necessários.

TRANSPARÊNCIA: OS RESULTADOS DO MONITORAMENTO E AUDITORIA SÃO DE INTERESSE DOS MERCADOS

É apenas a transparência que faz com que os mercados se sintam seguros nas transações comerciais. Acompanhar o desempenho das indústrias também envolve entender melhor seus limites, avanços e como ajudá-los. Portanto, é um benefício mútuo.

O QUE O BOI NA LINHA OFERECE ÀS INDÚSTRIAS?

A plataforma Boi na Linha possibilita o acesso a sistemas, ferramentas, dados e informações técnicas para ajudá-las a fazer sua parte na criação de uma cadeia de carne bovina livre de desmatamento na Amazônia.

EM PARTICULAR, AS PEQUENAS E MÉDIAS INDÚSTRIAS ENCONTRARÃO AQUI:

Protocolos de Monitoramento e Auditoria

Modelos de relatórios e outras ferramentas de implementação

Material multimídia

Conteúdo de oficinas para disseminar conhecimento e apoiar a implementação das ferramentas

CLIQUE AQUI E VEJA TODO O CONTEÚDO