Publicações trazem análises e diretrizes para cadeia do couro

18.06.2021

O site Boi na Linha acaba de disponibilizar quatro publicações relacionadas à cadeia de valor do couro na Amazônia. do Programa Boi na Linha já estão disponíveis no site. Os documentos Análise dos Sistemas de Certificação para Produção de Couros, Necessidades e desafios da rastreabilidade para curtumes brasileiros e Sistemas de Certificação do Couro - Análises e Recomendações Finais são relatórios técnicos produzidos pelos profissionais técnicos do Imaflora, Álvaro Flores, Maria Guida Junges e Lisandro Inakake de Souza. O quarto documento é um infográfico da Rastreabilidade na cadeia do couro bovino no Brasil, desde a fazenda de criação de gado, passando pelos frigoríficos e os curtumes até chegar ao mercado.

 

A publicação Análise dos Sistemas de Certificação para Produção de Couros descreve e analisa três programas de certificação disponíveis para essa cadeia – o Programa de Certificação de Sustentabilidade do Couro Brasileiro (CSCB), Leather Working Group (LWG), e Istituto di Certificazione della Qualità per l'Area Pelle.  A segunda publicação, Necessidades e desafios da rastreabilidade para curtumes brasileiros, registra os resultados da terceira etapa do eixo da cadeia de valor do couro do Programa Boi na Linha, que tem por objetivo promover o  engajamento com as Plataformas do Couro para incorporar os critérios das diretrizes de monitoramento e verificação do Accountability Framework Initiative (AFi) em seus esquemas de certificação. 

 

O terceiro documento, Sistemas de Certificação do Couro - Análises e Recomendações Finais, por sua vez, apresenta as análises e recomendações finais sobre os sistemas de certificação do couro, como parte da quarta etapa do eixo, que propõe recomendações por escrito para a inclusão de critérios e indicadores relacionados ao conceito de cadeias livres de desmatamento e conversão. A publicação apresenta, inicialmente, uma revisão de todas etapas registrando o caminho percorrido.

 

O Programa Boi na Linha apoia a melhoria do monitoramento, verificação e relatoria para curtumes signatários de compromissos socioambientais ou com políticas de compra, além do aprimoramento de protocolos e padrões de rastreabilidade em cooperação com organizações brasileiras e internacionais.

 

 

Equipe Boi na Linha