Cerrado passa a ter uma primeira versão de protocolo próprio

24.09.2021
Cerrado passa a ter uma primeira versão de protocolo próprio
Faça o download do documento aqui

Apesar do compromisso das maiores empresas frigoríficas brasileiras com a conservação do Cerrado, faltava um alinhamento sobre como operacionalizar o monitoramento dos fornecedores de gado no bioma. O estudo Análise comparativa na cadeia de valor da carne bovina: benchmarking para construção do Protocolo Voluntário de Monitoramento de Fornecedores de Gado no Cerrado (PVMFGC) desenvolvido pelo Proforest e Imaflora, como parte do Projeto - Demanda Responsável, da Good Growth Partnership, viabilizado pelo  financiamento do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) por meio do World Wildlife Fund (WWF), apresenta critérios, parâmetros e especificidades  das principais iniciativas que impulsionam práticas de cadeias livres de desmatamento e conversão no bioma Cerrado, e apoiou o estabelecimento de critérios para a primeira versão do Protocolo Voluntário de Monitoramento de Fornecedores de Gado no Cerrado (PVMFGC).

 

"O estudo foi um mapeamento para identificar quais as demandas da sociedade e o que as empresas fazem, para basear a construção do PVMFGC", explica Cecilia Korber, do Imaflora, uma das autoras do estudo. Participaram ainda o coordenador de Projetos do Imaflora, Lisandro Inakake de Souza, o gerente de projetos no Proforest, Pedro Zanetti, e os consultores do Imaflora Carlos Eduardo Rigolo Lopes e Cristiana Martin.

 

Os critérios e parâmetros utilizados por três plataformas, seis compromissos públicos, dois referenciais da cadeia de carne bovina, dois referenciais de mercado e o compromisso público de 13 empresas foram analisadas. Os aspectos mais comuns aos documentos são o monitoramento do desmatamento, unidades de conservação e terras indígenas e os sistemas de rastreabilidade.

 

Plataformas

Forest 500

Trase

Supply Change

 

Compromissos Públicos

Termo de Ajuste de Conduta (TAC), estabelecido pelo MPF para a Amazônia Legal

SoS Cerrado Manifesto

New York Declaration on Forests (NYDF)

Amsterdam Declaration

Chinese Sustainable Meat Declaration

Austrian Market Declaration

 

Referenciais

Accountability Framework (AFi)

Collaboration for Forests and Agriculture (CFA) Operational Guidance

 

Compromissos empresariais

JBS

Marfrig

Minerva

Plena Alimentos

McDonald's

Mars

Tyson Foods

Parker-Migliorini International

GPA

Carrefour

Grupo BIG

Walmart

Tesco

Cerrado passa a ter uma primeira versão de protocolo próprio
Faça o download do Protocolo aqui

Equipe Boi na Linha