Fornecedores da cadeia da pecuária: série completa no ar
Os episódios finais da série de seis vídeos para apresentar propostas de como aprimorar o monitoramento das propriedades produtoras e fornecedoras de gado para frigoríficos e os meios para reinserir os produtores no sistema acabam de ser lançados.
Os dois últimos vídeos apresentam soluções para o monitoramento da cadeia produtiva da carne na Amazônia. Os principais frigoríficos que operam na Amazônia possuem o compromisso de monitorar os seus fornecedores diretos de gado, que são fazendas de engorda antes do animal ser abatido.
No entanto, os fornecedores indiretos, ou seja, as propriedades onde os bezerros nascem e crescem, também fazem parte dessa cadeia produtiva. Aperfeiçoar e ampliar o monitoramento é fundamental para assegurar que a carne bovina não venha de áreas desmatadas ilegalmente.
No episódio 5, o tema Como avançar na rastreabilidade da cadeia aborda diretamente o programa de monitoramento de fornecedores e fornecedores indiretos da cadeia de pecuária e as questões relacionadas à transparência. "Dez anos depois da assinatura dos compromissos (TAC da carne) é difícil falar que aquela carne não veio de uma área desmatada. Mesmo para um fornecedor direto" é a fala de abertura de Ana Paula Valdiones, coordenadora do Programa Transparência Ambiental do Instituto Centro de Vida (ICV).
Já o episódio 6, Como avançar na construção de soluções, traz instrumentos e propostas de como superar o desafio do desmatamento por meio do engajamento dos fornecedores diretos e indiretos. "Monitorando os fornecedores diretos, você tem abrangência de aproximadamente 42% do desmatamento, e quando inclui os indiretos, isso vai para 92% de abrangência de cobertura do desmatamento", explica Pedro Burnier, gerente do Programa de Cadeias Agropecuárias da Amigos da Terra.
Episódio 5 - Fornecedores indiretos - Como avançar na rastreabilidade da cadeia
Episódio 6 - Fornecedores indiretos - Como avançar na construção de soluções
Assista aos demais episódios:
Episódio 1: Regularização e Desbloqueio de Propriedades: como reinserir o produtor no sistema?
Episódio 2: Regularização e Desbloqueio de Propriedades: Ferramentas utilizadas no setor
Episódio 3: Pecuária em unidades de conservação: Como tratar a regulamentação fundiária?
Episódio 4: Pecuária em Terras Indígenas: Como tratar a regularização fundiária?
A série conta ainda participação de Fernando Sampaio, diretor executivo do Comitê Estadual da Estratégia PCI/MT, Vasco Picchi, diretor de novos negócios Safe Trace, Rubens Sampaio, secretário municipal de Meio Ambiente de Marabá (PA), Erich Masson, procurador do Ministério Público Federal em Mato Grosso, Bruno Andrade, diretor de operações do Instituto Mato Grossense da Carne (Imac), Maurício Fraga Filho, presidente da Acripará, Mauro Lúcio Costa, vice-presidente da Acripará, Raoni Rajão, professor e pesquisador da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Josafá Dutra, produtor da agricultura familiar, Márcio Nappo, diretor de Sustentabilidade da JBS, Susy Yoshimura, diretora de Sustentabilidade e Compliance no GPA/Assaí, e Pedro Burnier, gerente do Programa de Cadeias Agropecuárias da Amigos da Terra.
Na Quinta do Boi lança Guia para a Elaboração da Política de Compras de Carne Bovina do Varejo
Imaflora já iniciou workshops de treinamento nos estados do Acre, Amazonas, Pará, São Paulo, Mato Grosso e Rondônia
Série Fornecedores de Gado Episódio 5: Fornecedores Indiretos: Como avançar na rastreabilidade da cadeia?
O vídeo aborda diretamente o programa de monitoramento de fornecedores e fornecedores indiretos da cadeia de pecuária e as questões relacionadas à transparência.
Relatório Técnico: Análise dos Sistemas de Certificação para Produção de Couros
Documento descreve e analisa três programas de certificação aplicáveis ao couro: Programa de Certificação de Sustentabilidade do Couro Brasileiro (CSCB), Leather Working Group (LWG), e Istituto di Certificazione della Qualità per l'Area Pelle (LWG, Instituto Italiano de Certificação de Qualidade para o Setor de Couros).