By fevereiro 22, 2024

Fern reuniu especialistas em debate sobre experiência do Brasil em rastreabilidade bovina

Na última semana, o Imaflora teve uma agenda movimentada em Bruxelas, capital da Bélgica. Marina Guyot, gerente de políticas públicas do Imaflora, participou de encontros que reforçam o compromisso com a sustentabilidade e a cooperação internacional.

Em um desses momentos, Marina compôs a mesa da conferência “Traceability for the EUDR: Lessons learned from the Brazilian cattle sector and recommendations to the EU“. Promovido pela organização ambiental Fern, autora de um estudo sobre o mesmo tema, o evento debateu políticas de rastreabilidade e monitoramento de gado e discutiu sua importância para a conformidade com o Regulamento da UE sobre Produtos Isentos de Desmatamento (EUDR).

Realizado na quinta-feira, dia 17 de fevereiro, o evento aconteceu em um momento chave, antecedendo a entrada em vigor do EUDR. Previsto para dezembro de 2024, o regulamento tem o intuito de assegurar que as empresas realizem as verificações necessárias para prevenir a entrada  de produtos associados ao desmatamento e a violações dos direitos humanos no mercado da UE.

A implementação deste regulamento exigirá um esforço considerável por parte das empresas para se alinharem aos novos padrões, especialmente aquelas inseridas na cadeia produtiva de setores sensíveis como o da carne.

“É essencial desenvolver sistemas públicos de rastreabilidade e monitoramento que abranjam toda a produção, não apenas o que é destinado à Europa, para realmente abordar os problemas de desmatamento e violações dos direitos humanos. Precisamos prever uma cooperação entre os países compradores e consumidores, para que a Europa, a Comissão Europeia e os países membros foquem esse apoio no desenvolvimento de sistemas públicos de rastreabilidade e monitoramento que cubram toda a produção”, explica Marina.

Mediado por Nicole Polsterer (Fern), o encontro contou com a presença de importantes nomes do setor, como Julia Christian, Forests and Agriculture Campaigner (Fern), Tobias Fier (Verband der Fleischwirtschaft e.V.), Simon Gmeiner (DG Intpa, Comissão Europeia), Raoni Rajão (Ministério do Meio Ambiente do Brasil), Fernando Sampaio (ABIEC – Associação Brasileira dos Exportadores de Carne Bovina/Brasil), Earl Shank (Tapestry), além de Marina. 

O Imaflora esteve ainda em outras três reuniões estratégicas: uma visita à Missão do Brasil EU, um encontro com Natalija Dolya, Policy Officer do European External Action Service, e uma reunião com a comissão europeia da Intpa (International Partnerships).

Nestes encontros, o foco foi a cooperação internacional para o desenvolvimento do Sistema Nacional de Rastreabilidade, essencial para promover práticas sustentáveis e éticas nas cadeias produtivas.

“A legislação da Europa realmente impulsiona o cenário dos compromissos socioambientais. Mas resolver apenas os problemas que afetam a Europa não é suficiente para enfrentar os desafios do desmatamento e das violações dos direitos humanos. É preciso que a comissão europeia e seus países membros foquem no apoio ao desenvolvimento de sistemas públicos de rastreabilidade e monitoramento que abranjam toda a produção, para promover e apoiar essas iniciativas de forma inclusiva e abrangente”, observa Marina.

Guyot explica que a participação do Imaflora no evento e nas reuniões tem o potencial de fortalecer a cooperação internacional para implementar políticas e programas de rastreabilidade e monitoramento, que exigirão recursos significativos. “Estamos falando de uma política que pode auxiliar os produtores a resolverem seus problemas por meio da restauração florestal, do aumento da produtividade ou da manutenção da viabilidade dos negócios”, complementa.

Encontro reuniu especialistas na Bélgica

Marina Guyot e Natalija Dolya, Policy Officer do European External Action Service

Embaixada do Brasil em Bruxelas, na Bélgica

Serviço Europeu para a Ação Externa (SEAE), serviço diplomático da UE