By Dani Marques agosto 18, 2025
Entre janeiro e junho deste ano, o Programa Boi na Linha consolidou avanços técnicos e institucionais que preparam o terreno para um segundo semestre de intensa articulação. O 2º Ciclo Unificado de Auditorias foi concluído com um dado contundente: frigoríficos auditados apresentaram taxas de não conformidade 13 vezes menores que os não auditados. O resultado reforça a importância da implementação do Protocolo de Monitoramento de Fornecedores de Gado da Amazônia 2.0 e mostra que compromissos auditáveis, e feitos de forma transparente, geram impactos reais na conformidade do setor.
Nesse período, realizamos oficinas de capacitação em seis cidades, dos seis estados que fazem parte do Programa Carne Legal, fortalecendo o diálogo com frigoríficos, produtores, empresas de consultoria e auditoria, governos locais e sociedade civil. Implantamos um novo sistema de gestão de auditorias, ampliando transparência e agilidade no acompanhamento dos processos, e aprofundamos discussões sobre o maior gargalo da rastreabilidade: o monitoramento de fornecedores indiretos. |
Agora, o segundo semestre traz oportunidades estratégicas, como a realização, em outubro, da 3ª Edição dos Diálogos Boi na Linha, em Brasília. O evento é um ponto de encontro entre atores de diferentes setores que moldam o presente e o futuro da agropecuária brasileira – governos federal e estaduais, parlamentares, setor produtivo e financeiro, indústria, sociedade civil e parceiros internacionais. Em ano de COP 30 e as perspectivas para a implementação de regulações como a EUDR na União Europeia, o encontro será um espaço para compartilhar visões e perspectivas, compartilhar experiências e resultados, e reforçar que o Brasil é um líder na agenda global de produção legal, sustentável e inclusiva.
Além dos Diálogos, o segundo semestre também contará com o encerramento do ciclo de Oficinas Boi na Linha de 2025, além do lançamento de publicações como novos capítulos da Coleção Caminhos do Boi e dos nossos policy briefs, os InfoBoi, avanços no engajamento das Câmaras Sociais nos estados da Amazônia Legal que fazem parte do Programa Carne Legal, a participação do Imaflora na COP 30, em Belém, e a preparação para o 3º Ciclo Unificado de Auditorias. E ainda tem muito mais novidades que vamos trazer até o encerramento deste ano. É hora de mostrar resultados e ampliar compromissos.
No Boi na Linha, seguimos conectando quem produz, processa, fiscaliza, comercializa, financia e consome — porque dados só são convertidos em transformação quando existem decisões estratégicas e ações concretas.
Boa leitura – e que este semestre seja marcado por bons encontros, articulação, visibilidade e avanços reais para quem escolhe a trilha da legalidade e dos compromissos com o meio ambiente e as pessoas.