By maio 12, 2023

Evento é oportunidade de troca com pessoas e organizações de diversos países

Realizado pela ADP (Amsterdam Declarations Partnership), o evento “One Planet to support us all” – Enhancing collaboration on deforestation-free, sustainable agricultural at commodity production and trade¹, aconteceu em Londres, na Inglaterram, no último dia 10 de maio. De acordo com a organização, o foco deste ano foi “o aprimoramento do trabalho colaborativo em apoio a países produtores e pequenos agricultores para que possam se adaptar às mudanças e exigências do mercado, garantindo a proteção de direitos dos povos indígenas e a preservação do meio ambiente”.

Promovido regularmente pela ADP para reunir representantes dos países que compõe a organização – Bélgica, Dinamarca, França, Alemanha, Itália, Luxemburgo, Holanda, Noruega, Espanha e Reino Unido -, esta edição aconteceu no momento em que a União Europeia está prestes a implementar a lei que proíbe a importação de produtos provenientes de áreas desmatadas de florestas tropicais. Sendo assim, este foi um tema presente tanto na agenda socioambiental da semana, como entre os participantes dos encontros, especialmente os brasileiros.

Marina Guyot, coordenadora de projetos do Imaflora, atuando no Boi na Linha, e Mauro Armelin, diretor executivo da Amigos da Terra, mediaram a Sessão de Trabalho da Pecuária. Compondo o debate, estavam:

  • Peter de Koning, Secretário da Parceria ADP;
  • Alice Thuault, Diretora Executiva do Instituto Centro de Vida;
  • Carlos Corrêa, Diretor Administrativo e de Sustentabilidade da Frigol;
  • Rodrigo Bellezoni, Especialista em Políticas Públicas do CIT/UFMG;
  • Vanessa Brain, Diretora do Grupo de Trabalho do Couro;
  • Fernando Sampaio, Diretor de Sustentabilidade da ABIEC;
  • Raoni Rajão, Ministério do Meio Ambiente (MMA).

De acordo com Marina, o grupo discutiu iniciativas existentes nos países produtores de gado, especialmente no Brasil. “A conversa foi uma oportunidade de trocar ideias e entender como as organizações estão se preparando para a regulação, e qual o papel deles e dos países membros da APD no fortalecimento dos projetos e superação das dificuldades que podem enfrentar durante o processo”.

Marina falou ainda sobre o papel do Boi na Linha e demais iniciativas de Pecuária do Imaflora. “Quisemos mostrar o que existe no Brasil, como ferramentas e processos em execução que – ainda que parcialmente – já respondem à legislação europeia”, explica a coordenadora.

A coordenadora reforça que a presença nesses encontros ajuda a estreitar relacionamentos com organizações parceiras e a conhecer outros atores que, como o Boi na Linha, trabalham em favor de uma produção pecuária mais responsável e atenta aos desafios socioambientais da atividade pecuária.

“Um Planeta para Apoiar a Todos” – Melhorando a colaboração em projetos sustentáveis e livres de desmatamento na produção e comércio de commodities agrícolas