By Boi na Linha junho 10, 2025
![]() Lisandro Inakake, gerente de projetos do Imaflora, apresenta o Boi na Linha na Endago |
Na última semana, o Programa Boi na Linha esteve presente no ENDAGO: Encontro de Defesa Agropecuária de Goiás, um dos principais eventos do setor no Centro-Oeste brasileiro. Lisandro Inakake, gerente de projetos do Imaflora, participou do Fórum de Rastreabilidade, realizado no dia 3 de junho, no Centro de Convenções de Goiânia.
Destacando a importância da conformidade socioambiental na cadeia da carne, Lisandro apresentou os avanços do Boi na Linha e os desafios ainda presentes para garantir uma produção pecuária legal, sustentável e transparente. “Mecanismos de monitoramento da cadeia de fornecimento favorecem o setor à medida que atendem à perspectiva de mercados compradores que buscam produtos em conformidade com a legislação”, observou. |
O gerente também apresentou um panorama dos compromissos socioambientais assumidos pelos frigoríficos na Amazônia Legal, como o TAC da Carne e o Compromisso Público, e explicou como o Programa de Auditoria Unificado da Amazônia – que acaba de divulgar os resultados do seu segundo ciclo – tem contribuído para harmonizar e dar mais transparência à implementação desses compromissos.
Durante a apresentação, Lisandro detalhou como ferramentas de geomonitoramento vêm sendo utilizadas para verificar a situação ambiental das propriedades fornecedoras, com base em dados públicos, como PRODES/INPE, Ibama, Funai e cartografias estaduais.
O gerente aproveitou a oportunidade de estar em Goiás e compartilhou informações sobre o Protocolo de Monitoramento Voluntário para o Cerrado, uma iniciativa recente que começa a ser adotada por frigoríficos e empresas compradoras como forma de expandir as boas práticas para além da Amazônia Legal. “Nosso objetivo é promover uma cadeia da carne mais íntegra, que responda tanto às exigências legais quanto às expectativas do mercado e da sociedade”, afirmou.
Lisandro encerrou sua fala destacando o papel transformador das soluções de rastreabilidade: “É a rastreabilidade que conecta o campo ao consumidor e que pode tornar a produção pecuária brasileira mais competitiva e mais justa ao mesmo tempo”.
A participação do Boi na Linha no ENDAGO marca mais um passo na construção de pontes entre o setor público, a cadeia produtiva e a sociedade civil. Em um evento majoritariamente técnico, voltado à defesa sanitária e fitossanitária, o debate sobre rastreabilidade com foco socioambiental reforça que a legalidade e a transparência são pilares cada vez mais estratégicos para o futuro do agro brasileiro.