By outubro 26, 2023

 

Encontro no Pará reuniu governo, indústria, além de produtores e sociedade civil

  Belém do Pará – Durante encontro promovido pela Amigos da Terra – Amazônia Brasileira e pelo Observatório do Código Florestal, lideranças e especialistas se reuniram para debater estratégias voltadas para a sustentabilidade e a reintegração de fornecedores na cadeia da carne no estado do Pará. O evento, realizado no auditório do Ministério Público Federal (MPF), contou com a presença de Lisandro Inakake, Coordenador de Projetos em Cadeias Agropecuárias do Imaflora, representando o Boi na Linha.

Lisandro destacou a importância da diversidade de atores presentes ao evento, ressaltando que a presença de representantes da indústria, produtores, Estado, universidades e sociedade civil permite uma compreensão mais ampla e multifacetada dos desafios e oportunidades relacionados à sustentabilidade e reintegração de fornecedores. “A diversidade de atores permite entender aspectos da reinserção de produtores na cadeia, da adequação ambiental por óticas diferentes” afirmou, destacando a relevância de uma abordagem integrada e colaborativa.

O coordenador também enfatizou a necessidade de diálogo e coordenação entre os diferentes setores envolvidos, mencionando a fala do pecuarista Mauro Lúcio sobre a ausência histórica de espaços de diálogo. “É preciso aproveitar as oportunidades, valorizar as iniciativas existentes e acelerar outras para colocar em prática soluções mais ágeis no sentido de alcançar resultados esperados na redução do desmatamento,” ressaltou Lisandro.

O evento focou em debater meios para acelerar a validação do Cadastro Ambiental Rural (CAR), implementar o Programa de Regularização Ambiental (PRA) e discutir propostas setoriais voluntárias para a regularização ambiental de imóveis rurais envolvidos com práticas de desmatamento ilegal. Desde 2009, os principais frigoríficos da região amazônica se comprometeram a evitar o fornecimento de gado de fazendas envolvidas com desmatamento ilegal e outras práticas insustentáveis, resultando no bloqueio de fornecedores e em sua exclusão do mercado formal. A busca por soluções e alternativas para reintegrar esses fornecedores de maneira sustentável e responsável é um dos principais desafios discutidos no encontro.

Em sua participação Lisandro destacou a importância da colaboração, do diálogo e da diversidade de perspectivas para alcançar soluções eficazes e sustentáveis. Para ele, discussões como a promovida na manhã de hoje em Belém do Pará representam “um passo significativo para a construção de um futuro mais sustentável e justo para a cadeia da carne no Pará e em toda a região amazônica”.

Entre os encaminhamentos da mesa de diálogos, Ricardo Negrini, Procurador da República pelo Ministério Público Federal do Pará, sugeriu que a Câmara Social, que debate o tema, seja o espaço permanente para discussão do grupo.

Participaram, ainda, o secretário adjunto da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Para (Semas), Raul Protázio, e Andrea Coelho, da mesma pasta, além de Mauro Lúcio, produtor e representante da Acripará, Carlos Correa, da Frigol, e Pedro Burnier, da Amigos da Terra.