By outubro 26, 2023

Evento é marco histórico para a transparência e o compromisso sociambiental na pecuária

Belém do Pará – Nesta quinta-feira (26), os resultados do primeiro ciclo unificado de auditorias na cadeia produtiva da pecuária na Amazônia Legal foram divulgados em Belém, Pará, marcando um importante passo em direção à transparência socioambiental e ao compromisso com a legislação vigente.

A iniciativa, que visa verificar o cumprimento de acordos assinados desde 2009 entre o Ministério Público Federal (MPF), setores produtivos, empresariais e órgãos de fiscalização, foi destacada por Lisandro Inakake, gerente de projetos do Imaflora e coordenador da iniciativa Boi na Linha.

Inakake enfatizou a relevância do momento, declarando: “Esse evento é um marco. A agenda de compromisso da limitação do desmatamento na Amazônia teve início de unificação lá em 2019, quando surgiu o programa Boi na Linha, já com esse propósito de apoiar tecnicamente o Ministério Público Federal na unificação do protocolo de monitoramento e, num segundo passo, unificando o processo de auditoria. O dia de hoje marca o terceiro passo. Daqui pra frente pretende-se ampliar e qualificar esses processos e, consequentemente, dar mais visibilidade e ampliar a transparência no atendimento ou não dos compromissos de limitação do desmatamento resultante da Pecuária na Amazônia”.

Os dados divulgados oferecem ao público uma visão clara sobre quais empresas da região amazônica estão comprometidas com a legalidade e a sustentabilidade, permitindo uma distinção entre aquelas que buscam operar dentro dos padrões legais e as que optam por caminhos menos éticos e responsáveis.

Os resultados do Pará foram particularmente notáveis, com uma cobertura de 78% do número de animais comercializados no estado e uma significativa redução no grau de inconformidade, de 10,40% em 2018 para 4,81% em 2023.

As próximas etapas incluem a continuação dos trabalhos para a execução dos Termos de Ajuste de Conduta (TACs), ações judiciais contra empresas não cooperativas e o fortalecimento da fiscalização em cooperação com órgãos ambientais.

A cooperação entre o MPF, a organização Amigos da Terra – Amazônia Brasileira e o Imaflora é fundamental para o sucesso da iniciativa, garantindo a eficiência, a transparência e a robustez dos processos de auditoria, além de fomentar o avanço contínuo em direção a uma pecuária sustentável e legalmente comprometida na Amazônia Legal.

Confira os Resultados do 1º Ciclo Unificado de Auditorias na Cadeia Pecuária na Amazônia Legal na apresentação a seguir.

Confira os dados divulgados hoje